4 problemas que a modelagem 3D resolve

modelagem3d_destacada

A modelagem 3D é o processo de criar uma representação digital em 3 dimensões de um objeto. É possível criar modelos precisos de qualquer coisa, desde as peças mais simples até produtos sofisticados e cheios de componentes. Este serviço tem sido muito procurado no mercado para solucionar diversos problemas. Neste artigo, você conhecerá 4 deles.

 

Eu tenho uma ideia, mas não um produto

Muitas pessoas já passaram pela experiência de ter uma ideia interessante para um novo produto, como uma máquina, mas não saber exatamente como isso funcionaria na realidade. A modelagem 3D permite visualizar um objeto e vê-lo funcionado antes mesmo de se fabricar um protótipo.

Mesmo que você só tenha alguma noção básica de como seu produto deve funcionar, um bom projetista é capaz de criar um modelo com todas as peças adequadas para reproduzir exatamente o que você imaginou. A partir daí, abre-se a possibilidade de realizar testes e fabricar um protótipo, por exemplo.

maquina

 

Preciso de uma modelagem para impressão 3D

Uma das grandes inovações dos últimos anos foi o surgimento da impressão 3D. Tanto as impressoras quanto os produtos impressos estão se popularizando pelo mundo e as pessoas estão cada vez mais interessadas em fabricar coisas usando esse processo.

Para isso, é necessário criar um modelo em 3D do produto a ser impresso, com as características e o tipo de arquivo adequados. Alguns sites disponibilizam para a comunidade esses arquivos prontos para a impressão. Mas caso seja necessária alguma personalização do seu produto, é preciso contratar um serviço de modelagem 3D.

 

Não sei a carga que a minha estrutura suporta

Se a possibilidade de visualizar o produto já é fantástica, que tal calcular todos os esforços antes mesmo da fabricação? Com um modelo 3D é possível fazer diversas análises, como a resistência mecânica, dinâmica de fluidos e análise térmica, entre muitas outras.

Dessa forma, é possível ter uma boa compreensão do que acontece quando um equipamento está em funcionamento, e fazer melhorias no projeto para resolver os problemas encontrados. Abaixo, vemos a simulação da dinâmica de fluido numa tubulação modelada em 3D.

maxresdefault

 

Quero fabricar meu produto com maior precisão

A modelagem pode ser um grande divisor de águas no seu processo de fabricação. Além do modelo 3D, que torna claro como o produto final deve ficar, a partir dele é possível gerar uma ficha técnica completa, com todas as vistas, medidas e informações necessárias para fabricá-lo.

Essas fichas obedecem padrões internacionais, de modo que os produtos possam ser fabricados até mesmo em outros países com toda a segurança. Isso representa uma enorme melhoria no processo, garantia da qualidade do seu produto e possibilidade de negócios melhores para sua empresa.

 

Você se identificou com algum desses problemas? Se você acredita que a modelagem 3D é o que precisa para resolvê-los, e quer saber mais, pode entrar em contato conosco. Solicite um diagnóstico gratuito clicando aqui.

4 problemas que a modelagem 3D resolve

3 opiniões sobre “4 problemas que a modelagem 3D resolve

  • 11 de dezembro de 2017 em 12:02
    Permalink

    A economia 3.0, a nova economia do século XXI precisa de avanços tecnológicos mais também da acessibilidade desses avanços para os novos empreendedores. As possibilidades dos sistemas de digitalização, modelagem e impressão em 3D são um desses avanços. Ter acesso aos programas e sistemas de reconhecimento de objetos, caracteres e imagens, é um grande problema para muitas empresas pequenas e empreendedores. Eis a grande importância de ter acesso à estes sistemas de impressão em 3D, já que pode ser uma porta aberta para o sucesso de muitas empresas.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *