Alavanque os resultados do seu empreendimento com Automação Industrial

Alavanque os resultados do seu empreendimento com Automação Industrial

Empresas começam a adotar a chamada indústria 4.0, que promove a digitalização e automação das fábricas e dos processos produtivos para aumento da competitividade.

Desde da crise financeira de 2008, se tornou de conhecimento geral um fato que já era realidade para quem acompanhava a evolução industrial: O Brasil perdeu a competitividade porque se tornou um país caro demais. A tributação tornou-se muito alta, assim como os custos de energia, mão-de-obra, logística, encargos trabalhistas e investimento.

Para se readequar a realidade do mercado internacional cada vez mais empresas brasileiras começam a por em prática planos para se adaptarem à chamada indústria 4.0.

Esta que é considerada a quarta revolução industrial promete, na visão de executivos e analistas, importantes avanços de projetos para impedir que o País fique à margem na economia.

Mas o que é a Indústria 4.0?

É um novo conceito que engloba as principais inovações tecnológicas nos campos da automação, controle e tecnologia da informação, aplicada aos processos da manufatura.

Também conhecida como Indústria inteligente, a Indústria 4.0 é o nome usado para marcar o inicio da 4ª Revolução Industrial que une a internet com a automação.

A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, este novo modelo industrial tende a tornar não apenas as fábricas, mas todo o ecossistema fabril mais rápido, autônomo, eficiente e centrado no cliente. Além de desenvolver novas oportunidades e modelos de negócios.

Realmente vale a pena investir em automação?

Não só vale a pena, como também é uma saída estratégica para reverter a situação econômica e a realidade de mercado do nosso país. Os investimentos em automação nos setores industriais podem ajudar o Brasil a fazer frente aos competidores internacionais.

Uma indústria automatizada ganha em produtividade, tecnologia e valor agregado. Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o estímulo à inovação – que tem a automação como um de seus pilares – é a ferramenta fundamental para agregar valor e fazer a indústria brasileira tornar-se mais competitiva.

E o que isso tem a ver com o seu negócio?

Antes algo que era exclusivo apenas para às grandes empresas, hoje é possível também, em menor escala, trazer este benefício para o cotidiano de pequenos e médios negócios, sobretudo aqueles que atuam na indústria e no varejo.

Segundo pesquisas recentes da Microsoft, empresas que se encaixam a esse novo mercado tecnológico, crescem mais rapidamente e são mais rentáveis, em especial as Pequenas e Médias Empresas (PMEs). Sendo essas responsáveis atualmente por 40% do PIB e por 53% da taxa de emprego do país. Por isso, necessitam estar por dentro de novidades e ter conhecimento dos recursos disponíveis para um desempenho cada vez melhor.

Por se tratar de uma nova realidade para este segmento, muitos empreendedores que planejam automatizar os processos da sua empresa devem ter em mente que para isso será necessária uma mudança estrutural básica dentro do seu negócio. Que envolve tanto o investimento em novos equipamentos e softwares quanto a adoção de uma nova cultura organizacional.

7 benefícios da automação industrial:

1) Aumento da produtividade

De longe, um dos benefícios mais significativos atingidos com a Automação Industrial é o aumento e melhoria da produtividade. Um trabalhador não consegue fazer um trabalho repetitivo com perfeita precisão, mas máquinas automáticas conseguem alcançar ciclos de produção cada vez mais velozes com maior eficiência e repetitividade

2 ) Redução de Custos

Um sistema de automação industrial é capaz de reduzir os custos de uma empresa, não só com a redução da mão-de-obra necessária para a produção, como também, com a diminuição do desperdício de material.

Além disso, é capaz de reduzir os custos de instalações, pois oferecem um retorno rápido sobre o investimento através de um aumento na produtividade e eficiência de produção.

3) Melhoria da Qualidade

Máquinas automatizadas são capazes de fornecer resultados consistentes. O que caracteriza a diminuição ou eliminação de erros de processo e consequentemente aumento de qualidade.

Quando os fabricantes utilizam a automação industrial, eles eliminam os problemas de controle de qualidade envolvidos com o erro humano. Os processos podem ser cuidadosamente regulados e controlados, de modo que a qualidade do produto final seja mais consistente.

4) Segurança

Um operador humano pode acidentalmente cometer erros ao operar uma máquina manualmente, mas um sistema industrial automatizado não, pois é um sistema operado por computador e devido a este controle, as chances de acidentes são muito mais baixas.

5) Vantagem Competitiva

Células robóticas, por exemplo, são capazes de fornecer as ferramentas necessárias para diminuir os tempos de ciclo, melhorar a qualidade e reduzir custos. Possibilitando as empresas a permanecerem mais fortes diante de turbulências econômicas e ameaças externas.

6) Precisão

A precisão é um dos principais pontos dos benefícios da automação industrial. Isto porque todas as variáveis envolvidas nos processos de produção são medidos por um computador, que geralmente possui um programa de inteligência artificial embutido. Este programa assegura a precisão e o tempo para a produção. Assim, as probabilidades de falhas na linha de produção são reduzidas ao máximo.

7) Monitoramento Remoto

O monitoramento remoto é um dos benefícios que mais obteve avanço nos últimos anos. Estes sistemas permitem a um operador monitorar e controlar (se necessário) os processos de produção a partir de uma determinada distância.

Automação Industrial é mais que uma necessidade, é uma prioridade.

Para se manter competitivo frente ao mercado nacional e internacional, precisa-se mudar a forma de pensar. Não podendo desconsiderar os efeitos do Custo Brasil na nossa economia, as empresas brasileiras precisam buscar outras formas de crescimento, razão pela qual, é de interesse vital investir na automação afim de reduzir custos e criar oportunidades.

Não perca tempo

A EIXO Consultoria oferece o serviço ideal para quem busca dinamismo e adequação a nova realidade industrial. Com nosso projeto de Automação você pode aumentar a sua produção e diminuir seus custos, pagando ainda menos por isso.

Não perca tempo, nem dinheiro!

Ou ligue para (81) 99750-0993

Alavanque os resultados do seu empreendimento com Automação Industrial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *