Custos altos na sua empresa? Confira 5 dicas para reduzir desperdícios

Custos altos na sua empresa? Confira 5 dicas para reduzir desperdícios

 

Você sabe o que é otimização de processos?

Diante do aumento da concorrência no âmbito geral, muitas empresas estão procurando formas de reduzir seus custos e simultaneamente aumentar seu lucro de maneira inteligente e eficaz, para que possam ser mais competitivas.

Com isso, otimização de processos consiste em redução de desperdícios e melhoria mecânica da linha de produção, sendo assim uma ótima maneira de aumentar a produtividade da sua empresa.

 

Conheça seus problemas

Primeiramente, se faz necessário você conhecer todos os tipos de problemas que podem aumentar seus custos, para que você possa atuar neles. Para entender melhor esses problemas, faça algumas perguntas, com o objetivo de determinar as raízes dos seus custos.

  • Qual é o objetivo final desse processo? Qual deveria ser o resultado?
  • Onde o processo começa e onde termina?
  • Que atividades fazem parte do processo, levando-o adiante? 

Repense

Depois de perceber quais são os principais problemas da linha de produção, o gestor deve repensar algumas maneiras de produção e perguntar a si mesmo e ao seu time algumas perguntas do tipo:

  • Existe uma maneira melhor de realizar esse processo?
  • Meu maquinário está sendo suficiente para minha produção?
  • Posso atualizar minhas maquinas? 

Desenvolva

Após você repensar sobre todo o processo de produção da sua empresa junto ao seu time, procure uma possível solução com a sua equipe que torne os seus processos mais viáveis economicamente gerando uma maior competitividade para a sua empresa.

Assim, seguindo uma etapa de desenvolvimento para conseguir a Otimização de processos é necessário elaborar possíveis soluções, como automatizar a produção, como desenvolver uma maquina ou até uma solução inovadora que vise uma diminuição de desperdícios em um caso especifico. Qualquer solução trazendo melhoria para os custos da sua empresa

Implemente

Insistir nos mesmos erros e esperar por resultados diferentes é a receita do fracasso, então não adianta você conhecer o seu problema e repensar formas de melhoria na redução de custos, se você não implementar possíveis soluções. Então, não deixe sua ideia morrer, tente viabilizar com o seu time, procurando capacidade interna na sua empresa e se necessário procurar empresas que possam viabilizar o projeto que sua equipe pensou e elaborou.

Monitore

No fim do processo, quando for passado por essas etapas, é necessário que você monitore as mudanças, para que não volte a ter uma situação parecida com a inicial. O ideal seria criar relatórios e planos de ação mensais para ter um controle sobre as mudanças que ocorreram.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Empresas que buscam o modelo de otimização

É importante mostrar algumas empresas de sucessos nacionais e internacionais que prezam pela otimização de processos, para ratificar a importância dessa prática em todo o sistema produtivo da empresa.

AB InBev

A maior cervejaria do mundo tem uma cultura muito alinhada à redução de desperdícios e a procura de uma empresa sem regalias, quando não há necessidade. Um dos aspectos que confirma isso é que todos os seus membros quando vão fazer uma viagem eles utilizam a classe econômica em aviões, ação que se torna até estranha pelo porte da empresa.

Quando o grupo comprou a Brahma, perceberam que os processos de produção dela eram muito atrasados e tinha muitos gargalos na produção, assim quando procuraram  implementar o sistema de otimização de processos mecânicos em toda a linha de produção da cerveja Brahma, foi-se constatado em cerca de dois 2 anos, que foram diminuídos 10% dos custos e aumentados 10% do lucro na linhagem produtiva.

Uma frase que exalta essa cultura de redução de custos bem radical é a de Beto Sicupira, um dos principais sócios da empresa, atualmente.

“Custo é que nem unha, sempre deve estar sendo cortado”

                                                                                                                      Beto Sicupira (Sócio da AB Inbev)

ITA

Empresa familiar de produção de refrigerantes, presente na região do Agreste de Pernambuco, que apresentavam um alto custo para a produção na região, fazendo com que seu preço final aumentasse consideravelmente, e com que seu produto não tivesse competitividade em relação a empresas já consolidadas.

Entretanto, no inicio do ano de 2016 foi implementado um projeto de redução de custos na linha da produção, com a criação de uma maquina mais atualizada aumentando a quantidade de refrigerantes produzidos no mesmo intervalo de tempo de antes.

Diante disso, a empresa trouxe mais competividade para os seus negócios, conseguindo concorrer no mercado local com empresas já consolidadas de grande porte.

Teve interesse em otimizar processos da sua empresa?

 

Não perca tempo, nem dinheiro!

Ou ligue para (81) 99750-0993

 

 

Custos altos na sua empresa? Confira 5 dicas para reduzir desperdícios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *