Economize na Conta de Luz com a Tarifa Branca

Economize na Conta de Luz com a Tarifa Branca

Entenda o que é a Tarifa Branca

Já está em vigor desde o dia 1º de janeiro a Tarifa Branca da conta de luz. Com essa nova modalidade, o consumidor pode ter redução no valor da conta de luz, caso utilize energia fora dos horários de pico.

As três faixas de valores
  • A mais cara: de segunda à sexta, no horário de pico – que em Pernambuco vai das 17h30 às 20h29.
  • A intermediária: uma hora antes e uma hora depois, ou seja, de 16h30 às 17h29 e das 20h30 às 21h29.
  • A mais barata: no restante do dia e também nos finais de semana e feriados.

“É possível em algumas capitais e algumas distribuidoras uma redução de até 20% no total do custo da energia, mas a média deve ficar em torno de 15%” – Marcelo Ávila, vice-presidente da Comerc Energia.

O estado de Pernambuco tem 130 mil clientes aptos a aderir à Tarifa Branca de energia elétrica. Esse número corresponde a 3,61% dos cerca de 3,6 milhões de unidades cadastradas pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

 

Mas isso vale para todo mundo?

Por enquanto a tarifa branca não é para todos. Neste ano, é só para quem consome em média mais de 500 kWh/mês, ou seja, pessoas que pagam contas de luz de cerca de R$ 400 mensais. Basicamente, são grandes consumidores residenciais, pequenos comércios e pequenas indústrias. A medida não valerá para os grandes consumidores, como as indústrias, nem para quem é cadastrado na tarifa social.

Em 2019, a tarifa branca será ampliada e vai valer para quem consumir mais de 250 kWh/mês. E só em 2020 é que a tarifa estará disponível para toda a população, que atualmente possui uma média de consumo de 160 kWh/mês.

Se você ainda não se encaixa, não se preocupe! Clique aqui e acesse gratuitamente o nosso material ‘7 dicas para Economizar Energia na sua Empresa’, para começar reduzindo custos o quanto antes.

 

Cuidados para não pagar mais caro

O consumidor deve levar em conta se seu negócio possui muitos aparelhos ligados 24 horas por dia – geladeiras, freezers, equipamentos de segurança eletrônica, luzes ou computadores, por exemplo. Cada um desses itens pode pesar a conta de luz durante o horário de pico.

Outro ponto a ser considerado é o de que a tarifa branca só se aplica a dias úteis, não valendo para finais de semana e feriados. Caso a sua empresa funcione apenas durante horário comercial, a mudança pode ser bem interessante.

A Aneel alerta para que os consumidores fiquem atentos às mudanças no horário de pico, pelas concessionárias, e também em alterações nos horários em que a energia elétrica custa mais barato.

Faça antes uma simulação

A recomendação é que o consumidor, antes de aderir, faça simulações e conheça seu perfil de consumo. É possível fazer simulações de consumo para ver qual é o modelo mais adequado para cada perfil de consumidor no site da Aneel. O histórico com o consumo médio dos últimos 12 meses, disponível na fatura da conta de luz, é uma ótima referência para ajudar na decisão.

 

Evite dores de cabeça

A adequação tarifária é apenas uma das etapas do nosso serviço de Eficiência Energética. Fazendo uma análise detalhada do consumo de energia, nós identificamos os pontos de melhoria e oferecemos soluções para reduzir a conta de luz de sua empresa. Confie em quem entende do assunto.

Não perca tempo, nem dinheiro!

Ou ligue para (81) 99750-0993

 

Economize na Conta de Luz com a Tarifa Branca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *